segunda-feira, 28 de março de 2016

Os 9 do topo: Earl Monroe #15



A "Pérola" brilha! Hoje falaremos de um grande Combo Guard que fez história na liga e no Knicks, Earl " The Pearl" Monroe.

Earl na direita, jogando pelo Bullets, hoje Wizards.




















Earl Monroe, nascido em 21 de novembro de 1944, na Pensilvânia( Filadélfia), foi grande, muito grande. Antes de entrar para a NBA, o "Black Magic" já fazia nome. Um jogador com grande controle de bola, passes incríveis e bandejas absurdas. Sim, esse era Earl.

Mesmo com todas essas qualidades, ele não tinha muito interesse no basquete. Preferia o futebol e o baseball ao basquete. Porém, quando tinha 14 anos, chamou a atenção do treinador da sua escola de ensino médio, e o convenceu á jogar basquete. Porém, não jogou como um Guard, e sim com um Center. Muito por causa do seu tamanho, com 1,91 aos 14 anos. Mesmo jogando de Center, era muito habilidoso, e criava muitas jogadas diferentes. Por isso, seus companheiros no ensino médio o chamavam de Thomas Edison, por causa das suas invenções com a bola laranja. E uma dessas, foi o "Shake-and-Bake"! Genial!

Depois de terminar seus estudos, ingressou numa faculdade para negros, a Winston-Salem State, localizada na Carolina do Norte. Fez seu nome nessa faculdade.

O antes center no ensino médio, agora jogaria de guard para a vida toda. Na faculdade, treinado pelo Hall da Fama como treinador, Clarence Gaines( que se tornou um pai para ele) fez história. Na sua primeira temporada, não foi bem, anotando apenas 7 ppg na temporada. Porém tudo mudaria nas próximas temporadas, afinal, na sua segunda já chamava atenção, anotando 23 ppg, na terceira anotando 29 ppg e incríveis 41 ppg em seu último ano! Nesse último ano, foi campeão da "NCAA Division II", e conseguiu ser nomeado o jogador do ano da sua divisão. Uma curiosidade é que seu apelido veio de um comentarista local, que em uma frase disse: " Earls Pearls", que era um jeito de descrever seus pontos. O apelido pegou aí.

Depois disso, em 1967, resolveu entrar no draft da NBA. Nesse draft, o Knicks já estava querendo selecionar ele. Nesse draft, tínhamos a pick 5, e esperávamos que ele sobrasse para a gente. Porém, o Bullets( Hoje Wizards) o escolheu na 2° pick. Restou para a gente escolher "apenas" Walt Frazier.

Earl começou sua caminhada pelo Bullets, e de cara encantou toda a NBA. Anotando 24.3 PPG( pontuação passada apenas em 2006, por motivo de Arenas), foi o novato do ano, destruía com sua habilidade de cruzar a quadra em grande velocidade em contra ataques, e sua bandejas improváveis. Por isso, o Bullets finalmente se tornava relevante, e ainda mais no ano seguinte, com a adição de Wes Unseld, grande Center.

Por causa de Earl, uma rivalidade incrível com o Knicks se formou. Uma guerra já na temporada regular, e muito mais nos Playoffs. Se encontraram 6 vezes seguidas nos Playoffs, sempre com séries disputadas, com 3 vezes indo para um jogo 7. Mesmo assim, Knicks venceu 5 séries. A rivalidade continuou mesmo após a trade de Earl.

Depois da temporada 70-71, Earl quis ser trocado do Bullets depois de 4 temporadas, e em 71-72, depois de quase assinar com uma equipe da ABA, o Pacers, foi trocado para o Knicks! Earl chegava pra gente em troca de Dave Stallworth, um ala, o armador Mike Riordan e uma quantidade em dinheiro. Nesse momento, uma das maiores duplas de guards da historia, se formava.

Earl chegou ao Knicks, utilizando a numeração 15( a mesma de Dick McGuire), mas sem marra. Disse que queria começar do banco, conquistando seu espaço, o que aconteceu rapidamente. Deixando de lado sua rivalidade, principalmente com Walt Frazier, formou a "Rolll Royce Backcourt", uma dupla de guards muito efetiva. A dupla encantava todo mundo, e não demorou para o segundo campeonato da gente, e infelizmente o último, chegar logo em 1973. Finalmente Earl se consagrava um campeão.

Jogou até o fim da carreira no Knicks, encerrando sua carreira em 1980, ao fim da temporada 79-80. Muito por causa das lesões, que o assombravam ao longo da carreira. E assim terminava a carreira da Pérola, 13 anos de NBA, colecionando 17,454 pontos, 2,796 rebotes e 3,594 assistências.

Hoje, Earl, agora diabético, vive uma vida tranquila, mas ativa no mundo empresarial. Dono da NBA Candy Store( que ironia...), dono de um restaurante, dono de uma gravadora, a Reverse Spin Records, comentarista do MSG, e várias outras coisas. Muita vitalidade para o "velhinho" de 71 anos.

Ele tem a jersey 15 aposentada no Knicks, a mesma 15 de McGuire. A explicação é que na época, o McGuire ainda não tinha a jersey aposentada, então, estava disponível para uso. Mesmo jogando depois de McGuire, teve a 15 aposentada antes, e 6 anos depois, McGuire teve a sua aposentada. Curioso.

Campeão da NBA em 1973
4x NBA All Star( 69, 71, 75, 77)
Primeiro time da NBA(1969)
Novato do ano(1968)
Primeiro time de novatos( 1968)
Membro do time de 50 anos da NBA
Jersey 15 aposentada pelo Knicks
Jersey 10 aposentada pelo Bullets(Wizards)
Membro do Hall da Fama da NBA
Membro do Hall da fama da faculdade
Médias na carreira: 18 ppg, 3 rpg e 3.9 apg

Nenhum comentário:

Postar um comentário