sexta-feira, 27 de maio de 2016

Os 9 do topo: Dave DeBusschere #22


Hoje iremos falar sobre um jogador pouco conhecido pela torcida do Knicks, e mais desconhecido ainda pelos torcedores de outros time! Sim, vamos falar sobre o "Big D"!

Rebote era uma das suas maiores qualidades

16 de outubro de 1940, em Detroid nascia uma lenda, o grande Dave DeBusschere. Dave começou no basquete no ensino médio, pela Austin Catholic Preparatory School, onde já chamava atenção, sendo eleito All State como Júnior, e como Sênior levou o time ao título da Michigan Class A.

Depois de terminar o ensino médio, foi jogar pela Faculdade de Detroid, e não satisfeito apenas com o basquete, foi jogar baseball também, e foi bem sucedido nos dois! Pelo basquete, foi uma grande força, anotando 24 ppg, levando o time 2 vezes ao NIT e 1 vez à NCAA. Já no baseball, foi Pitcher em 3 anos.

Antes de entrar para a NBA, ele ainda foi escolhido pelo Chicago White Sox, como um a gente livre amador, e assim, jogou algumas partidas na MLB. Entretanto a carreira não durou tanto, e em 1963 ele se aposentou da MLB para se focar no basquete. Mesmo assim, ele conseguiu entrar no seleto grupo de pessoas que jogaram tanto a NBA quanto à MLB. Com ele, apenas 12 jogadores conseguiram isso. Um dos mais notórios desse grupo é o atual GM do Boston Celtics, Danny Ainge.

No Draft de 1962 da NBA, foi escolhido pelo Detroid Pistons, sendo uma pick territorial, e foi um grande jogador lá.
Como novato anotou 12.7 ppg e 8.7 rpg, sendo eleito para o 1° time de novatos, mas na segunda temporada jogou apenas 15 jogos e perdeu o resto da temporada por causa de uma lesão.
Em 1964-65 se tornou técnico-jogador! Com apenas 24 anos conseguiu essa façanha, sendo o jogador mais novo a conseguir isso. Infelizmente, não foi muito sucedido com esse cargo, voltando a ser apenas jogador na season seguinte.

Passou 6 anos no Pistons, e após vários anos perdendo, sendo o único jogador bom da equipe, foi trocado para o Knicks! Algo não fácil, afinal, toda à liga gostaria de ter seus talentos. Na troca, "perdemos" o PG Howards Komives e Walt Bellamy, center que futuramente se tornou Hall da Fama.
E assim finalmente "Big D" vestia laranja e azul! Considerado o nosso Santo Graal" pelo nosso treinador da época, Red Holzman, era a peça final para completar o quebra cabeça do Knicks, para finalmente sermos campeões.

Na sua primeira temporada, em 1968-1969 foi bem, e fazendo uma grande dupla de garrafão com Willis Reed, chegou às finais de conferência, sendo derrotado pelo Celtics. Nessa temporada conseguiu ser eleito para o segundo time ideal da liga, e para o time defensivo ideal. Depois dessa eleição, conseguiu mais 5 aparições no primeiro time defensivo, fazendo jus ao apelido de Big D.

Com sua grande defesa, inteligencia e senso coletivo, finalmente o Knicks, em 1970 conseguiu o tão sonhado título. Sendo um jogador chave, sempre marcando forte, sempre incomodando o garrafão adversário, seja pegando rebotes, seja neutralizando jogadores adversários. Em 1973 conseguiu outro título, e então, se aposentou ao fim da temporada 73-74. Foram 12 anos no basquete, sendo 6 no Knicks.

O inteligente PF de "apenas" 1,98 foi grandioso, e melhor ainda, tinha o respeito de todos, principalmente por Bill Bradley, que disse que ele não pode ser substituído.
Rich Guerin, técnico do Hawks na época, dizia que Dave era um dos 10 melhores Fowards que ele já viu.

Terminou a carreira com um total de 14,053 pontos, 9,618 rebotes e 2,497 assistências, com médias na carreira de 16.1 PPG, 11.0 RPG e 2.9 APG

Depois de se aposentar, foi trabalhar na diretoria do Nets, rival do Knicks. Por esse motivo dizem que demoraram a aposentar a camisa dele, o que aconteceu em 1981.
Foi comissionário da ABA também, ajudando a ABA e à NBA se fundirem, em 1975-1976.
Em 1982, retorna ao Knicks, sendo assistente e diretor de operações, e entra na história da franquia de novo, selecionando a lenda Patrick Ewing!

Morreu em maio de 2003, por causa de um ataque de coração. Tinha apenas 62 anos.

Mito dentro e fora das quadras! Dave está à direita de Ewing

2x campeão da NBA( 1970, 1973)
8x NBA All Star( 1966-1968, 1969-1974)
6x Primeiro time de defesa(1969-1974)
1x Segundo time da NBA(1969)
Time ideal dos novatos(1963)
Membro do time de 50 anos da NBA
Jersey 22 aposentada pelo Knicks

Nenhum comentário:

Postar um comentário